Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

STF: posse de pequena quantidade de munição é insignificante

Publicado por Dr Francisco Teixeira
há 3 anos

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é possível aplicar o princípio da insignificância no crime de posse ilegal munição, especialmente em se tratando de pequena quantidade de munição desacompanhada de arma de fogo. A decisão (AgR em HC 185.974/SC) teve como relator o ministro Celso de Mello:

Ementa

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI Nº 10.826/2003)– POSSE DE DUAS MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO (ART. 12) DESACOMPANHADAS DE ARMA DE FOGO COMPATÍVEL COM A SUA UTILIZAÇÃO – PRINCÍPIO DA OFENSIVIDADE E DIREITO PENAL – “NULLUM CRIMEN SINE INJURIA” – O DEBATE EM TORNO DOS CRIMES DE PERIGO ABSTRATO – DOUTRINA – COMPORTAMENTO DO AGENTE QUE NÃO CARACTERIZOU, NO CASO, SITUAÇÃO DE PERIGO CONCRETO – FUNDAMENTO SUFICIENTE PARA A CONCESSÃO DA ORDEM DE “HABEAS CORPUS” – EXISTÊNCIA, NO ENTANTO, DE ENTENDIMENTO DIVERSO DESTA CORTE EM TEMA DE CRIMES DE PERIGO ABSTRATO – PRINCÍPIOS DA FRAGMENTARIEDADE E DA INTERVENÇÃO MÍNIMA DO DIREITO PENAL – INCIDÊNCIA, NA ESPÉCIE, DO POSTULADO DA INSIGNIFICÂNCIA, QUE SE QUALIFICA COMO CAUSA SUPRALEGAL DE EXCLUSÃO DA TIPICIDADE PENAL EM SUA DIMENSÃO MATERIAL – PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, INCLUSIVE EM MATÉRIA CONCERNENTE AO ESTATUTO DO DESARMAMENTO – RECURSO DE AGRAVO IMPROVIDO. (HC 185974 AgR; Órgão julgador: Segunda Turma; Relator (a): Min. CELSO DE MELLO.

Fonte: canal ciências criminais

  • Sobre o autorAmante das ciências criminais
  • Publicações670
  • Seguidores174
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações275
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-posse-de-pequena-quantidade-de-municao-e-insignificante/1139764173

Informações relacionadas

Romes Sabag Neto, Advogado
Notíciashá 3 anos

STJ: é admitida a insignificância na posse de pequena quantidade de munição

Anderson S. Dias Santos, Advogado
Artigoshá 2 anos

STJ: ínfima quantidade de munições permite a aplicação da insignificância

Robert Nogueira Jr, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Recurso de Apelação em Ação Penal - Tráfico de drogas

Bruna Christine Delfino, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Contestação Usucapião

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)