Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homem é preso após reconhecimento por foto 3×4 tirada há 14 anos

    Publicado por Dr Francisco Teixeira
    há 3 anos


    Um homem de 29 anos foi preso acusado de roubo, após um procedimento de reconhecimento realizado na delegacia. A suposta vítima do crime noticiou o fato à autoridade policial somente vinte e um dias após o ocorrido e alegou que o ladrão seria o homem, após visualizar uma foto 3×4 dele, de quando tinha 14 anos, constante de registro em álbum da Polícia.

    A fotografia, tirada há 14 anos, foi usada como prova para a decretação da prisão do homem e conforme apontou a desembargadora Denise Vaccari Machado Paes:

    A prisão do paciente foi fundamentada tão somente no falho e duvidoso reconhecimento por fotografia, não estando amparada por nenhum outro indício de autoria.

    Assim, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu habeas corpus para o paciente, que ficou preso por cinco dias. Entretanto, mesmo com a sua liberdade decretada e com a expedição de alvará de soltura, o acusado continuou preso.

    O fato, então, ganhou repercussão e o representante do Instituto de Defesa da População Negra, Joel Luiz afirmou que a informação que recebeu seria a de que suposta “divergência processual” seria o motivo da recusa da administração penitenciária em cumprir a decisão da desembargadora.

    Na última semana, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decretou o prazo de seis meses para que um grupo de trabalho elabore nova regulamentação de procedimentos para reconhecimento pessoal em processos criminais, bem como sua aplicação no âmbito do Poder Judiciário. O objetivo é evitar condenações injustas.

    Fonte: Canal Ciências Criminais

    • Sobre o autorAmante das ciências criminais
    • Publicações667
    • Seguidores173
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-preso-apos-reconhecimento-por-foto-3-4-tirada-ha-14-anos/1280164515

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)