Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TJ/SP: Réus foragidos participarão de interrogatório de forma remota

Publicado por Dr Francisco Teixeira
há 2 anos

Para o colegiado, há de se evitar eventual reconhecimento da nulidade por cerceamento de defesa.

A 3ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP concedeu habeas corpus para que réus foragidos acusados de homicídio possam participar de interrogatório de forma remota. Para o colegiado, há de se evitar eventual reconhecimento da nulidade por cerceamento de defesa.

Trata-se de habeas corpus impetrado por advogados de denunciados por crime de homicídio, insurgindo-se contra decisão que indeferiu pedido de realização de seus interrogatórios de forma remota em audiência designada na forma presencial.

No pedido, afirmam que o interrogatório é um meio de prova e de defesa, sendo que seu indeferimento vem acarretando aos pacientes grave constrangimento ilegal, por cerceamento de defesa.

O relator, Toloza Neto, ressaltou que o interrogatório dos acusados não constitui apenas um meio de prova, mas sim a oportunidade em que eles poderão apresentar sua versão sobre os fatos e de se defender da acusação que lhes está sendo feita.

Para o magistrado, diante da modernização dos sistemas utilizados pelo TJ/SP, possibilitando a oitiva de testemunhas e de réus por sistema remoto, bem como a real intensão dos pacientes em serem interrogados desta forma, não havendo qualquer empecilho técnico, a ordem é de ser concedida.

"Ressalte-se que a nulidade por falta de interrogatório, com inteligência do artigo 564, inciso III, letra e, do Código de Processo Penal, trata-se de nulidade absoluta, o que ora se pretende evitar, diante dessa nova forma de realização de audiência, garantindo a ampla defesa, inclusive de réus foragidos."

Diante disso, concedeu a ordem para determinar que os interrogatórios sejam realizados de forma remota.

https://www.migalhas.com.br/quentes/370053/tj-sp-reus-foragidos-participarao-de-interrogatorio-de-fo...


  • Sobre o autorAmante das ciências criminais
  • Publicações667
  • Seguidores173
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-reus-foragidos-participarao-de-interrogatorio-de-forma-remota/1581399736

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)